Olá, comunidade de negócios! O time da Cielo me incentivou a compartilhar um pouco da minha jornada como empreendedor e algumas das ferramentas que uso no meu dia a dia.
Meu nome é Dan Vitoriano e sou um apaixonado por tecnologia e empreendedorismo. Meu CNPJ como desenvolvedor de sistemas já tem 21 anos e, nesse tempo, atuei no mercado prestando serviços de consultoria, dando aulas, organizando eventos para a comunidade tech e empreendendo com projetos no audiovisual, como a criação de podcasts na área. Mais recentemente, também criei um e-commerce onde vendo produtos usados, chamado Recommerce, uma tendência global da economia circular.
Talvez o maior desafio na vida de quem empreende seja conseguir clientes. Você pode ter o melhor produto, um estoque completo, a melhor gestão, mas sem clientes não há negócios. E, com o tempo, vi em mim, e em vários outros empreendedores, que ter uma boa ideia de produto não basta se você não sabe como vender.
Apesar de trabalhar com tecnologia, e esta ser uma das minhas áreas de formação, minha primeira graduação foi em Publicidade e atribuo a isso um grande diferencial competitivo na minha carreira. Durante toda a minha jornada como desenvolvedor, fui abordado por diversos clientes com ideias surpreendentes de novos negócios, algumas realmente inovadoras, com propostas de parcerias, mas que, no fundo, não passavam de ideias empolgadas, que careciam de estratégias de marketing.
Ou seja, muita gente imagina ter uma boa ideia de produto, mas que só atende às suas necessidades e não necessariamente a uma demanda do mercado. E se ainda assim, essa ideia atendesse a uma necessidade do mercado, como chegar até o público consumidor com tanta concorrência já existente?
Por isso, minha primeira dica como empreendedor é: invista em um Plano de Negócios com um Plano de Marketing bastante realista. Fazer uma pesquisa para identificar qual o tamanho do seu mercado, quanto você imagina vender no mês, qual o perfil desse cliente (seus hábitos, onde ele está, o que faz e onde vive) vão te guiar sobre como se comunicar com esse público e gerar, efetivamente, a necessidade pelo seu produto em frente aos outros concorrentes.
A segunda dica é escolher ações de comunicação que sejam fáceis de você implementar, com baixo custo inicial e que alcancem facilmente o público definido no seu plano de negócios. E um dos caminhos mais fáceis e baratos para alcançar esses objetivos são as redes sociais.
Ferramentas como o Canva ajudam você a criar posts para as redes sociais sem gastar nada. Para se organizar, crie um calendário editorial com a programação das postagens que serão feitas. Eu utilizo o Notion, outra ferramenta gratuita, que serve até para compartilhar conteúdos em formato de um site.
Ainda para a criação de postagens nas redes sociais, recomendo utilizar alguma ferramenta para edição de vídeos como o CapCut, já que formatos como Reels e TikTok são os que mais alcançam novas pessoas, o que é uma ótima oportunidade para ampliar o alcance e conquistar novos públicos.
Outra coisa que me ajuda a gerar leads, algo importante para conseguirmos novos clientes, foi o uso de ferramentas para criação de landing pages. Assim, eu distribuo um material rico e gratuito em troca de um cadastro.
Com esse cadastro, eu consigo me comunicar por e-mail e nutrir esse lead, até que ele tome a decisão de comprar um ingresso para um dos eventos que eu vendo ou dos cursos que eu promovo. Já usei diversas ferramentas para esse fim, muitas gratuitas, mas a que mais me atendeu foi o RD Station, onde eu consigo juntar leads, criar landing pages rapidamente e ainda conversar com essa comunidade via e-mail, com um valor acessível, baseado no número de contatos e leads armazenados.
No meu mais recente empreendimento, que é o site de venda de produtos usados, utilizei a plataforma da Nuvemshop para criar uma loja virtual de graça. A Nuvemshop é parceira da Cielo e, juntas, oferecem taxas ainda mais interessantes.
Mas eu adoro utilizar o Link de Pagamento através do App Cielo Gestão, seja para vender na minha loja, para cobrar clientes dos meus serviços de desenvolvimento web, cursos e consultorias, e até mesmo para vender ingressos dos eventos que organizo.
Essas são apenas algumas das dicas que reuni nesses anos empreendendo e que gostaria de compartilhar com a comunidade de negócios da Cielo.
Espero que ajudem a vender mais nessa Black Friday!