Negócios em Movimento - por Cielo
Negócios em Movimento - por Cielo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Inovação e TecnologiaVOLTAR

Desafios e soluções enfrentadas por negócios na integração digital

Homem com barba e óculos usando uma camisa social azul utilizando o notebook.
Clemente Martins Delgado Júnior
abr. 9 - 3 min de leitura
000

Não é novidade que, de um modo geral, a integração tecnológica se faz cada dia mais presente na nossa rotina. Seja ela pessoal ou profissional. Pensando nisso, temos sempre que estar preparados para oferecer a melhor experiência para os nossos clientes.   

Vamos acompanhar agora a jornada do Pedro. Um cliente de longa data, que participou de todos os processos de evolução do Mercado de Adquirência, e perceber seu negócio a beira do colapso à – solidez – com a integração da tecnologia e Adquirência.  

Pedro orgulha-se de ter inaugurado seu negócio há 30 anos, em 1994. Ele nos conta que, em seu primeiro ano, aceitava apenas dinheiro e cheque como meio de pagamento e, por mais que tivesse obtido um bom lucro, acreditava que se tivesse uma maquininha de cartão, poderia ter obtido muito mais! Foi então que, em 1995, ficou sabendo do surgimento de uma adquirente, a VisaNet (que mais tarde se tornaria Cielo) e decidiu que teria a maquininha de cartão em seu estabelecimento. Que maravilha! Ele pensava e exclamava quando viu seu negócio explodir com as vendas!  

Assim, no início dos anos 2000, Pedro viu seu negócio expandir e, consequentemente, as suas necessidades, e o que antes ele conseguia controlar sozinho, de forma simples e rápida, agora ele não conseguia mais; pois, precisava controlar as vendas, o caixa, o financeiro, o estoque, a logística, os fornecedores e os funcionários, entre outras coisas.  

Pedro, então, foi ao mercado tecnológico, participou de várias feiras, inclusive das primeiras edições da Autocom, e encontrou diversas soluções para seus problemas. Ele adquiriu um software para cada situação-problema que enfrentava. E, muito satisfeito, exclamava novamente: Maravilha!, quando viu seus problemas serem solucionados.  

Porém, em meados de 2009, constatou que seus softwares estavam desconexos com a sua realidade. Alguns, inclusive, já não ofereciam mais suporte para a versão que ele adquiriu e, outros, as empresas detentoras do código nem existiam mais.  

E foi justamente nesse mesmo momento que ele começou a perceber o mercado de E-Commerce crescer exponencialmente.  

Por isso, mais uma vez, Pedro foi buscar suas soluções no mercado tecnológico e, nessa conjuntura, participou da 1ª edição da Vtex, em 2012, tendo acesso, inclusive, a alguns softwares já integrados como vendas, caixa e financeiro; estoque e logística, ou então, fornecedores e funcionários, por exemplo. E, dessa vez, Pedro ficou ainda mais maravilhado com as soluções encontradas, adquirindo-as rapidamente.  

Com a expansão da tecnologia na nuvem nos últimos anos, o desafio é que, cada vez mais, adquirentes e softwares houses busquem soluções integradas e únicas, sem a necessidade de o cliente ter várias plataformas para gerir seu negócio. E isso o mercado tem feito com excelência. 

Também vale destacar que, com o avanço da inteligência artificial generativa e os modelos de machine learning, a expectativa é que nos próximos anos tenhamos propostas de soluções partindo desses sistemas, cabendo a nós avaliarmos e testarmos junto com o cliente. 


Participe do grupo Inovação e Tecnologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você